Todo bom vendedor tem o objetivo de elaborar uma ação que sirva para manter o fluxo de contatos ativos e dar sequência à negociação até a finalização da venda.

Parte do sucesso de vendas de grandes empresas estão baseados em um acompanhamento humanizado dos seus leads. Quanto melhor for a supervisão, maiores chances de vender.
Nesta perspectiva, grandes empresas cada vez mais estão investindo em treinamento de acompanhamento de leads. Uma das técnica mais utilizadas para atender essa necessidade é a técnica do follow-up, que ganhou o mercado digital.
Afinal de contas, o que é follow-up?
Sei que você pode lembrar das ligações de bancos perguntando se deseja fazer um cartão de crédito. Mas calma lá, o follow-up é muito mais que aborrecer o cliente perguntando a mesma coisa.
Com o acompanhamento correto é possível aperfeiçoar a alimentação e qualificação com seus possíveis clientes ou gerar uma empatia que gere o retorno de um cliente já estabelecido.
Follow-up significa acompanhar. O objetivo desta estratégia é dar atenção aos contatos que chegaram até você através do Marketing da sua empresa.
É um acompanhamento que insere humanidade e aproximação. Esse “segundo encontro” pode ser feito por e-mail, WhatsApp, telefone, conferências, redes sociais (canais muito utilizados atualmente) ou até mesmo em reuniões presenciais, por exemplo.
A ideia central é aumentar as possibilidades de conseguir atenção do lead.
O importante é entender quem são seus possíveis clientes para escolher a melhor maneira de se comunicar com eles. Logo, você deve priorizar o canal que ele fique à vontade. Seja essa conversação formal, coloquial, intensa ou moderada.
Praticar follow-up de forma eficiente depende de bom planejamento e ações em conjunto. É necessário dedicar um tempo do seu dia e da sua equipe para conectar-se com seus clientes. Esquematize a melhor forma de abordagem.
Dicas de abordagem no Follow up 😉
- Seja leve e não pressione o seu lead.
- Pergunte se ele possui alguma dúvida.
- Deixa claro que está ali para ajudá-lo a alcançar o objetivo dele.
- Caso o seu contato “dê para trás” na negociação, pergunte o que ele gostaria.
Um outro passo importante é facilitar o acesso a sua empresa. Assim, os possíveis clientes sentirão que sua empresa é fácil de contatar.
Quando parar a ação do follow-up?
Caso ocorra do lead não fazer nenhum feedback, ou caso deixe explicito que não há interesse, esse é o momento. Você não quer tornar a empresa uma inconveniência para ele e ser um alvo de reclamação, não é?
Não perca tempo! 😉

Agora você já sabe um método eficaz para transformar um lead (cliente em potencial) numa venda bem sucedida. Boa sorte e excelentes vendas!
Continue nos acompanhando para mais dicas e notícia para você!
Siga nossas redes sociais para não perder nada!
Instagram: https://www.instagram.com/alcifmais/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/alcifmais/
Facebook: https://www.facebook.com/alcifmais