
O início do ano traz rituais sociais já característicos, como o típico planejamento de metas a serem cumpridas nos próximos meses. Às vezes, essas metas se perdem no processo e, como resultado, há um atraso na obtenção de novos resultados importantes.
Para evitar esse comportamento, é necessário desenvolver um plano estratégico de ação ao longo do ano, para que não prejudique os próximos passos da sua carreira. Ao responder às principais perguntas a seguir, é possível que a organização nos próximos meses se baseie em dados mais sólidos do que mera vontade, o que torna as metas mais fáceis de alcançar e mais fáceis de serem bem-sucedidas.
Chegou a hora de refletir! Separe caneta e papel e responda:
- O que eu quero alcançar com essa meta?
- A responsabilidade por ela é compartilhada ou exclusivamente minha?
- Onde ela será realizada?
- Como ela será conquistada?
- Por que ela deve ser seguida?
Pronto! Após responder este exercício, fica mais fácil determinar a trajetória correta para cada projeto com o controle, atenção e investimento necessários. Habilidades como autoconsciência e visão estratégica são necessárias para discernir as prioridades com base nas suas capacidades.
Além de facilitar o mapeamento passo a passo para a conclusão da tarefa, seu plano estratégico anual também o ajudará a identificar oportunidades para eventos imprevistos ao longo do caminho, o que o ajudará a estar preparado para possíveis crises. Portanto, a criação das estratégias anteriores será responsável pelo plano de ação que funciona com o mínimo de paralisação em muitos meses.
Aproveite o momento de início de ciclo, tenha em mente que você, enquanto protagonista de sua carreira, precisará cuidar para que tudo seja feito dentro do possível, criando oportunidades. Ótimo 2022 e sucesso!