COMO PROTEGER A SUA EMPRESA CONTRA ATAQUES DE HACKERS?

Proteja a sua empresa e minimize o risco de invasão cibernética.

Toda empresa de grande ou médio porte está sujeita a ataques cibernéticos, por isso algumas medidas de precaução são tão importantes, especialmente em um ambiente corporativo. Em julho de 2021, um relatório de segurança da Check Point Software mostrou que houve um aumento de 29% nos ataques de hackers a organizações de vários setores.

A área de TI é fundamental para as instituições. Investir em profissionais qualificados e aprimorar a tecnologia é o primeiro passo para garantir a segurança da informação. Então, você sabe como proteger o seu negócio? Veja a seguir algumas dicas:

  • Redobre a atenção: tenha cuidado, por exemplo, ao abrir um link de e-mail desconhecido, esta é uma prática que deve ser compartilhada por toda a equipe da empresa, pois os e-mails muitas vezes estão conectados à mesma rede. Direcione seus colaboradores, pois a maioria dos ataques de hackers são causados ​​por erros de funcionários.
  • Criptografe os dados: a criptografia protege a identidade e os dados do usuário. No caso de uma tentativa de intrusão, o sistema de criptografia protege todas as informações importantes; os dados pessoais dos usuários e o conteúdo dos arquivos e mensagens trocadas.
  • Estabeleça uma política para criação de senhas: outra ótima dica quando se trata de evitar um ataque de hacker está ligada a uma política de senhas. A orientação é sempre para mesclar números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos, além de usar um número considerável de caracteres.
  • Faça backup dos dados com frequência: é muito importante fazer backup do seu sistema para evitar cair nas mãos de criminosos. No entanto, esses backups de dados devem ser feitos em locais que não estejam diretamente conectados à sua rede.
  • Atualize sempre seus sistemas e softwares: os softwares precisam e devem ser frequentemente atualizados, pois ajudam automaticamente a filtrar e prevenir a possibilidade de um ataque a cada novo vírus suspeito. Essas atualizações desempenham um papel importante na correção de falhas, além de tornar o sistema operacional mais seguro.
  • Invista em software de qualidade: de nada adianta atualizar um software se ele não for de boa qualidade e possuir a mais recente tecnologia em termos de segurança, por isso antes de instalar um software pesquise e lembre-se: é melhor prevenir do que remediar e, por essa razão, o investimento não deve ser visto somente pelo preço e sim pelo seu desempenho e credibilidade.
  • Adicione a autenticação de dois fatores: em seu aplicativo de WhatsApp, isso dificulta que pessoas não autorizadas acessem sistemas, mesmo com a senha.

Passo 1: abra o WhatsApp através do seu celular, clique no ícone de “Três pontos” no canto superior direito e, no menu aberto em seguida, selecione o item “Configurações”.

Passo 2: feito isso, toque sobre “Conta”.

Passo 3: selecione a opção “Confirmação em duas etapas”.

Passo 4: na tela seguinte, clique em “Ativar” para começar a configurar o recurso.

Passo 5: neste momento, você deverá criar uma senha de seis dígitos (PIN) e confirmá-la na aba seguinte.

Passo 6: insira e confirme um endereço de e-mail para recuperar o código PIN, caso você esqueça-o no futuro.

Passo 7: a partir desse momento, a confirmação em duas etapas está ativada no WhatsApp, portanto, clique em “OK” no canto inferior para poder prosseguir.

Passo 8: caso queira desativar o recurso, alterar o PIN ou o e-mail cadastrado, acesse novamente a aba de “Confirmação em duas etapas”.

Pronto! Agora você pode ativar a confirmação em duas etapas do WhatsApp.

Adotar as medidas citadas acima é uma das formas de minimizar o risco de invasão cibernética. Siga esses passos e com certeza você manterá a sua empresa mais segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *