O que é follow-up e como estudá-lo é crucial para qualquer empresa conectada no mundo digital atual.

O que é follow-up e como estuda-lo é crucial para qualquer empresa conectada. no mundo digital atual.

O objetivo de um bom vendedor é elaborar uma ação que sirva para manter o fluxo de contatos ativos e dar sequência à negociação. Cada vez mais, grandes empresas estão investindo em treinamento de acompanhamento de leads. Foi aí que o termo e prática do follow-up ganhou o mercado digital.

Sabemos que a tomada de decisão de compra é influenciada por muitos fatores. Por exemplo, dentre as variáveis, o relacionamento e a confiança são os mais importantes.

Sendo assim, o follow-up é  mais uma ocasião favorável ao vendedor para construir e reforçar uma aliança com seu cliente. Parte do sucesso de vendas de grandes empresas estão baseados em um acompanhamento humanizado dos seus leads.

Quanto melhor for a supervisão, maiores chances de vender.

Afinal de contas, o que é follow-up?


Sei que você pode lembrar das ligações de bancos perguntando se deseja fazer um cartão de crédito. Mas calma lá, o follow-up é muito mais que aborrecer o cliente perguntando a mesma coisa.

Com o acompanhamento  correto é possível aperfeiçoar a alimentação e qualificação da sua leads ou gerar uma empatia que gere o retorno de um cliente já estabelecido.

Follow-up significa acompanhar. O objetivo desta estratégia é dar atenção aos contatos que chegaram até você através do Marketing da sua empresa.

Breve, sua equipe se tornará mais assertiva no objetivo de levar os usuários pelo seu funil de vendas até que se tornem clientes de fato.

Mas, como fazer a prática do follow-up?

O follow-up é um acompanhamento que insere humanidade e aproximação.
Esse “segundo encontro” pode ser feito por e-mail, WhatsApp, telefone, conferências, redes sociais (canais muito utilizados atualmente) ou até mesmo em reuniões presenciais, por exemplo.

A ideia central é aumentar as possibilidades de conseguir atenção do lead. Por isso, pense qual o melhor canal de comunicação da sua empresa para transmitir a mensagem e começar a praticar.

O importante é entender a persona do seu lead para escolher a melhor maneira de se comunicar com ele. Logo, você deve priorizar o canal que ele fique à vontade. Seja essa conversação formal, coloquial, intensa ou moderada.

Praticar follow-up de forma eficiente depende de bom planejamento e ações em conjunto. É necessário dedicar um tempo do seu dia e da sua equipe para conectar-se com seus clientes. Esquematize a melhor forma de abordagem. Vai algumas dicas:

  • Seja leve e não pressione o seu lead.
  • Pergunte se ele possui alguma dúvida.
  • Deixa claro que está ali para ajudá-lo a alcançar o objetivo dele.
  • Caso o seu contato “dê para trás” na negociação, pergunte o que ele gostaria.

Um outro passo importante é facilitar o acesso a sua empresa. Assim, os possíveis clientes sentirão que sua empresa é fácil de contatar.

Curiosidade.

80% das vendas levam cerca de 5 contatos para se concretizar e somente 10% dos vendedores fazem todos eles! Além disso, 90% destes vendedores desistem na terceira tentativa. Não é isso que você deseja, né?

Quando parar a ação do follow-up?

Caso ocorra do lead não fazer nenhum feedback, ou caso deixe explicito que não há interesse, esse é o momento. Você não quer tornar a empresa uma inconveniência para ele e ser um alvo de reclamação, não é?

Quer mais dicas?

Confira abaixo o passo a passo que nossa equipe de marketing preparou para você começar a aplicar hoje o follow-up na sua empresa.

Agora você já sabe um método eficaz para transformar um lead numa venda bem sucedida. Boa sorte!

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